O Mapa da Comunicação Brasileira, estudo bienal que faz uma análise detalhada do desenvolvimento da comunicação organizacional, revelou que a comunicação interna está sendo considerada, cada vez mais, uma atividade estratégica para os gestores de comunicação dos órgãos públicos e empresas privadas, embora os diretores das organizações ainda não demonstrem consciência dessa importância. As redes sociais tiveram destaque na pesquisa e ganharam status de ‘principal desafio’ para comunicadores de todos os segmentos.
Divulgada em 5 de outubro, a publicação do Instituto FSB Pesquisa é o resultado de um conjunto de entrevistas feitas com 100 gestores de comunicação de 70 grandes empresas que operam no país, brasileiras (de capital nacional) e estrangeiras (de capital internacional), de acordo com o ranking do jornal ‘Valor Econômico’, e 30 dos principais órgãos públicos do Brasil.
O Mapa tem como objetivo ajudar a compreender melhor o mundo da comunicação organizacional no Brasil, e contribuir para preencher a lacuna de pesquisa empírica na área de comunicação. O estudo mapeou o papel e a posição da comunicação nas instituições; os principais desafios; as atividades mais presentes, as prioritárias e as mais valorizadas no cotidiano dos comunicadores; as mídias mais estratégicas e as ferramentas de web mais comuns; o planejamento dos profissionais e o monitoramento de suas estratégias; o perfil dos gestores e o modo como se informam.
A pesquisa consolida ideias apontadas como tendências em sua primeira edição em 2009 e que hoje são uma realidade, como as possibilidades oferecidas pelas ferramentas de web para aproximar empresas e órgãos públicos de seus colaboradores, clientes e cidadãos.
Divulgada em 5 de outubro, a publicação do Instituto FSB Pesquisa é o resultado de um conjunto de entrevistas feitas com 100 gestores de comunicação de 70 grandes empresas que operam no país, brasileiras (de capital nacional) e estrangeiras (de capital internacional), de acordo com o ranking do jornal ‘Valor Econômico’, e 30 dos principais órgãos públicos do Brasil.
O Mapa tem como objetivo ajudar a compreender melhor o mundo da comunicação organizacional no Brasil, e contribuir para preencher a lacuna de pesquisa empírica na área de comunicação. O estudo mapeou o papel e a posição da comunicação nas instituições; os principais desafios; as atividades mais presentes, as prioritárias e as mais valorizadas no cotidiano dos comunicadores; as mídias mais estratégicas e as ferramentas de web mais comuns; o planejamento dos profissionais e o monitoramento de suas estratégias; o perfil dos gestores e o modo como se informam.
A pesquisa consolida ideias apontadas como tendências em sua primeira edição em 2009 e que hoje são uma realidade, como as possibilidades oferecidas pelas ferramentas de web para aproximar empresas e órgãos públicos de seus colaboradores, clientes e cidadãos.