quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Algumas dicas para promover projetos sociais e aumentar a visibilidade das organizações sem fins lucrativos na internet


As organizações sem fins lucrativos também devem aproveitar as redes sociais e o grande número de usuários na internet para promover suas campanhas e projetos. Apesar das estratégias serem um pouco diferentes, os projetos sem fins lucrativos também têm as mesmas chances de serem divulgados na internet que os lucrativos.
 
Estas organizações devem colocar o foco em histórias que chamem a atenção da sociedade pela sua importância e pela mudança que podem trazer ao mundo. Esse tipo de campanha pode abrir novos relacionamentos entre as organizações e as pessoas que querem ajudar. 

Veja aqui 10 dicas para promover suas causas através da internet:

# Mostre a missão de sua organização através de uma apresentação de slides
Através da ferramenta Sliderocket é possível criar apresentações de slides em um ambiente colaborativo, onde todos os usuários que têm acesso à internet podem adicionar informações relacionadas à organização e aos projetos que estão sendo desenvolvidos.
 

# Use uma ferramenta online para administrar seus contatos nas redes

O SproutSocial é uma plataforma capaz de organizar em um só lugar todos os contatos das redes sociais. Nele é possível medir o resultado da comunicação externa, descobrir pessoas novas e visualizar sua performance nas redes.
 

# Aproveite o poder do vídeo para promover sua causa

Poucas pessoas sabem, porém o Youtube oferece às organizações sem fins lucrativos a oportunidade de promover seus vídeos de maneira gratuita ao redor de todo o site.
 

# Conheça os doadores, parceiros, voluntários e clientes mais a fundo

Uma maneira de conhecer melhor o seu público e as pessoas que colaboram com a sua organização é lançando pesquisas online para saber o perfil de cada um deles. A ferramenta Zoomerang pode te ajudar nesta tarefa.
 

# Converse e conheça as pessoas novas

Apesar de não existir ainda a opção de criar páginas corporativas, o Google+ pode ser uma maneira das organizações conhecerem mais a fundo quem são os novos colaboradores e quem está se juntando à família.
 

# Use o Facebook para levantar fundos

A ferramenta Facebook Causes foi criada para ajudar as organizações a criarem campanhas dentro do próprio Facebook e atrair novos doadores. A ferramenta cria páginas grátis que podem mostrar inclusive a missão da organização, seus projetos e suas oportunidades.
 

# Crie um abaixo-assinado através do Twitter

O site Act.ly permite às pessoas lançar petições dentro do microblog Twitter. Lá é possível abrir qualquer tipo de petição para que, cada vez que a pessoa dê RT na mensagem, ela assine o abaixo-assinado.
 

# Conecte-se com outras organizações sem fins lucrativos

O #NpTalk foi criado para ajudar as organizações sem fins lucrativos a interagirem com outras pessoas que desenvolvem o mesmo tipo de trabalho e que possam trocar experiências e ações de sucesso. O chat acontece uma vez por semana durante uma hora.
 

# Crie uma página no LinkedIn

A página de uma organização no LinkedIn pode ser a porta de entrada para novos investidores e pessoas interessadas em oferecer ajuda voluntária. Além da página, é sempre bom manter seu perfil atualizado e relacioná-lo com a organização.
 

# Mantenha tudo transparente

O que os doadores e pessoas que suportam a organização mais gostam de saber é que seu dinheiro é usado de maneira correta pelos administradores do projeto. Adicionar fotos dos projetos e pessoas que são beneficiadas por suas ações pode ser uma maneira de mostrar o resultado. Uma ferramenta que pode te ajudar a subir as fotos é o Shutterfly ou até mesmo o Flickr